-
Arquitetos: Javier Corvalán + Laboratorio de Arquitectura; Javier Corvalán + Laboratorio de Arquitectura
- Área: 180 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Próxima a uma pedreira abandonada, num bairro muito popular da periferia de Assunção, localiza-se a Capela de Cerrito.
Inicialmente pensada como um futuro projeto de autoconstrução, o projeto foi proposto com uma tecnologia tradicional em concreto dada a facilidade da mão de obra dos locais. A capela propõe formalmente os elementos básicos e ordenados funcionalmente segundo dita o rito católico.
Pelo grande desnível do terreno, a planta da capela está num primeiro nível levemente elevada da rua de acesso, cobrindo um programa de atividades comuns como dispensário médico, área de recreação e catequese numa planta livre em relação direta com o jardim.
A estrutura de concreto armado possui nervuras diagonais para otimizar as delgadas telas que a conformam segundo sua localização, pisos ou tabiques. Esta dobragem informal permitiu um conceito solidário de estruturação e uma fragmentação formal para que o projeto se integre ao contexto de pequena escala do entorno e evite um monumentalismo desmedido.
O concreto armado é apoiado sobre alguns pilares de madeira de quebracho, rústicos, como o solo que os suporta.